Logo do Centro Cultural Bom Jardim

CCBJ DIVULGA SEMANA DA EDUCAÇÃO MUSICAL, DO DIA 29 A 31 DE MARÇO

19/03/2021

A Semana da Educação Musical tem sua programação ocorrendo no formato totalmente virtual, através das redes sociais do CCBJ.

O Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/CE, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, torna pública a programação da Semana da Educação Musical, evento online e gratuito organizado pelos alunos do Curso Extensivo em Música da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ); atividade de conclusão do curso e que ampliam as ações e atividades para a comunidade do Grande Bom Jardim e atividade formativa em parceria com a Universidade Federal do Ceará/UFC e PREX/UFC (Pro Reitoria de Extensão).

A Semana de Educação Musical do Centro Cultural Bom Jardim. É um espaço formativo composto por encontros musicais, oficinas, rodas de conversa e vivências formativas com programação totalmente gratuita e em ambiente virtual ( adotando as medidas de biossegurança; isolamento social e de prevenção sanitária). Este evento tem o objetivo de ampliar as possibilidades de uma nova conjuntura na arte-educação em música (social, política, transformadora e criativa). Para saber mais informações, visitem o Instagram do evento: @semanamusicalccbj

O evento acontece do dia 29 a 31 de março, nas redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim. A programação conta com oficinas, rodas de conversa e pocket shows, tudo totalmente online. As oficinas e rodas de conversa são abertas ao público mediante inscrição prévia. Os shows acontecerão no canal do CCBJ no YouTube e os artistas que participarão dos shows serão divulgados em breve nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Confira abaixo a programação de oficinas e rodas de conversa da Semana da Educação Musical:

OFICINAS

Oficina Teclado – Iniciação Musical (Básico)

Período: 29 de março de 2021 à 31 de março de 2021
Horário: 18:30 às 19:30 hs
Formato: Virtual (Google Meet) 
Vagas: 20 (vinte)
Facilitador: Angelo Verissimo
Pré-requisito: *possuir instrumento musical (teclado).
Inscrições: https://forms.gle/ofabDXCuGeBcc1Kw6

Sinopse: Promover uma preparação musical no aprendizado do instrumento Teclado para iniciantes, de modo a trazer o conhecimento de teorias musicais para compreender e tocar músicas no âmbito básico.

Sobre o facilitador: Francisco Ângelo Vieira Veríssimo, Cearense, Nascido em 1983, em Fortaleza-Ce, hoje Multiinstrumentista. estudante do Curso Extensivo em Música pela UFC no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Iniciou seus estudos em música aos 13 anos, de modo a ser autodidata. Ao decorrer de alguns anos estudando individualmente, desenvolveu sua metodologia de ensino prático em Violão e Teclado, desde então atuante no ensino, se formou em Pedagogia, utilizando sua didática para discipular novos aprendizes.

—–

Oficina Teclado – Iniciação Musical (Intermediário)

Período: 29 de março de 2021 e 30 de março de 2021
Horário: 19:00h
Vagas: 20
Facilitadores: Eudes Silva
Formato: Virtual (Google Meet)
Pré-requisito: *possuir instrumento musical (teclado).
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfz3yOqT47zTtMGzFzgkQK6rF7cLOWLOTDPqxZYzfnl0l1euA/viewform

Sinopse: A oficina tem como objetivo oferecer insights de acordes, levadas e arranjos, de modo que os tecladistas consigam usar ao tocarem individualmente e em grupos.

Sobre o facilitador: Eudes Ferreira é violonista e tecladista, estudante do Curso Extensivo em Música pela UFC no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Iniciou seus estudos em música aos 12 anos; estudou no CMAN (Conservatório de Música Alberto Nepomuceno); ganhou 02 festivais de música instrumental da Fábrica Fortaleza (Grupo Meias Branco); participou de programas da TV Cultura com “Ontem, Hoje e Sempre” com Augusto Borges.Tem larga experiência na música, cria arranjos, escreve e presta monitoria a equipe de Louvor da comunidade onde mora (Maracanaú).

Ministra aulas particulares de teclado e violão.


Oficina de Violão  – Iniciação Musical 

Período: 29 de março de 2021 à 30 de março de 2021
Horário: 14:00 ás 15:30
Vagas: 10
Formato: Virtual
Facilitadores: Rebeca Freitas e Igor Fernandes 
Pré-requisitos: *possuir instrumento musical (violão).
Inscrições: https://forms.gle/Wh3DEsgBNxt1VxrC9

Sinopse: A oficina tem como objetivo, incentivar a iniciação dos estudos no violão, passando conhecimentos sobre métodos de aprendizagem de acordes e músicas simples.

Sobre os facilitadores: Rebeca Freitas é violonista, tem 21 anos, é moradora do bairro Bom Jardim, estudante do Curso Extensivo em Música pela UFC no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Iniciou seus estudos em música aos 14 anos como autodidata, em 2017 fez Curso de Violão Avançado no CCBJ, foi violonista da Banda Ensaio Livre (Reggae), onde tocou nos eventos de Ensaios Abertos pela Rede Cuca, e atualmente toca na Banda Asa Delta (Reggae).

Igor Fernandes é violonista, atualmente com 23 anos, estudante do Curso Extensivo em Música pela UFC no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), começou seus estudos na música aos 15 anos como autodidata e em 2017 foi aluno do curso de violão avançado pelo CCBJ onde aperfeiçoou seus conhecimentos musicais. Foi guitarrista na banda Distúrbio Neural(rock) em 2015 e participou de eventos locais como Bom Jardim RockCity e BonjaRocks, também tocou na Banda Ensaio Livre(reggae) logo depois, onde tocou nos diversos eventos de ensaios abertos da rede CUCA e atualmente é guitarrista na banda Asa Delta(reggae).

RODAS DE CONVERSA

Tema da roda de conversa: TransVersos: um papo sobre a cena trans de Fortaleza.
Convidades: Shelle, Angel History, Nik Hot, Henrique Vivazz, Stephany Mendes e Haile Bruno.
Mediadores: Mah Germano, Glória Veras e Lenice Ferreira. 
Local: Google Meet
Horário: 19h 
Dia: 29 e 31 de março de 2021 
Inscrições: https://forms.gle/HTUGZAWnFmemtnUg9
Sinopse:
Dizem que os artistas são os mais abertos ao diferente… será mesmo? Em um bate-papo descontraído com as pessoas trans da cena musical de Fortaleza vamos conhecer seus trabalhos e discutir sobre seus desafios e anseios.


Roda de conversa: Trajetória de um profissional na música
Quem serão os convidados: Welson Romell
Quem serão os mediadores: Mah Germano e Gloria Veras
Local: Google Meet
Horário:  19h
Dia: 30 de março de 2021 
Inscrições: https://forms.gle/HTUGZAWnFmemtnUg9
Sinopse: A roda será o momento de convivência e troca de experiência no contexto música como profissão e como viver da mesma, essa é a proposta de Welson Romell que compartilhará com nós sua trajetória.


Tecnologias Afro Referenciadas para a Pesquisa em Música 
Convidadas: Lu Ain-Zaila (Nova Iguaçu/RJ) e  Patrícia Bittencourt (Fortaleza, Ceará)
Mediação: Amanda Fidélis
Local: Google Meet
Data: 30 de março de 2021 (terça-feira)
Horário: 15h às 17h
Inscreva-se em: https://forms.gle/XML84VrxM1CJif3E6
Sinopse: Com base em uma perspectiva de afrografias e de investigações afro históricas. O encontro realizado pelas 02(duas) pesquisadoras Lu Ain-Zaila (RJ) e Patrícia Bittencourt (CE) tem como propósito o desenvolvimento de referenciais epistemológicos e estratégias que passam pelo exercício da escrita; cartografias sociais; memória oral (cantos, toques e músicas); partilhas estéticas afrocentradas  e tecnologias ancestrais (na escrita e nos sons).

As artistas e pesquisadora colaboraram no desenvolvimento e acompanhamento pedagógico como orientadoras dos projetos do Laboratório de Pesquisa em Música do Centro Cultural Bom Jardim/CCBJ. Neste encontro, serão apresentadas as metodologias e e os diálogos aplicados nos processos de pesquisa: Mulher, conta tua História e Arte Afro-Presente.

Conversas e Encontros sobre Saberes em Música.
Local: Google Meet
Data: 31 de março de 2021 (terça-feira)
Horário: 15h
Sinopse: Espaço de colaboração e conversas com professores(as), monitores, assistentes, equipe pedagógica; pesquisadores(as) que colaboraram no processo formativo e de construção do Curso Extensivo em Música.


Pocket Shows

Dia 29/03
Lenice Ferreira – Onde Ficou o Amor?
Recital Onde Ficou o Amor?
Horário: 17h no canal do YouTube do CCBJ
*poemas e músicas sobre o enfrentamento a violência contra a mulher.

A importância da Música na Pandemia
Voz: Paulo Jesus
Participações especiais: Eduardo (Baixo), Matheus( Guitarra) e João Paulo (Bateria)
Horário: 19h em live no YouTube do CCBJ.

Dia 31/03:
Pocket-Show Fé em Deus com Ângela Maria
Horário: 17h (postado no nosso Canal #CCBJ)


Compartilhar:

Categorias

Comentários

1 Comentário

  |   Deixe um comentário »
  1. Antônia Marineuda Torres da Silva disse:

    Boa tarde muito bom quero participar ótimo

Deixe o seu comentário!