Logo do Centro Cultural Bom Jardim

PERIFERIA VIVE E EDUCAÇÃO SOCIAL É TEMA DA LIVE DESTE DOMINGO NO YOUTUBE CCBJ

19/01/2021

O CCBJ convida todos e todas para conferir a programação semanal de 18 a 24 de janeiro de 2021, repleta de conteúdos inéditos, estreias e lives para todas as idades.

Arte gráfica publicitária do evento nas cores lilás e verde em formatos geométricos, sendo sobreposta por imagens dos quatro convidados da live de domingo Arte gráfica publicitária do evento nas cores lilás e verde em formatos geométricos, sendo sobreposta por imagens dos quatro convidados da live de domingo "Periferia Vive e a Educação Social" DOMINGO 24/01: NARTE EM PAUTA apresenta a live “Periferia Vive e a Educação Social”, no Youtube CCBJ, a partir das 16h. Conta com a participação de Adna Lima, Bel Rodrigues e Maiara Mota e mediação de Antônio Viana (Educador Social CCBJ). O encontro vem debater como o papel de educadores (as) sociais fazem a diferença na periferia de Fortaleza.

Mais uma semana inicia e, esta especialmente, entra para história com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, no Ceará, na tarde desta segunda (18). O Estado seguirá um plano operacional de vacinação contra Covid-19, que inicia às 17h desta segunda, e seguirá com a imunização dos perfis prioritários ( profissionais de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indigena, povos e comunidades ribeirinhas), a segunda fase contempla as pessoas de 60 a 74 anos e a terceira fase as pessoas com morbidades específicas e em seguida, os demais grupos.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) comemora esse grande feito e continua seguindo todos protocolos de segurança em prevenção e combate à Covid-19, mantendo sua rede de programação virtual e algumas atividades presenciais. Para celebrar esta esperança em dias melhores que aquecem nossos corações, o CCBJ convida todos e todas para conferir a programação semanal de 18 a 24 de janeiro de 2021, repleta de conteúdos inéditos, estreias e lives para todas as idades.

Em destaque, domingo (24), o CCBJ apresenta duas atrações, uma às 16h em destaque, a live Periferia Vive e a Educação Social com bate-papo entre convidados falando da relevância da atuação dos educadores (as) sociais na periferia de Fortaleza. Este encontro é às 16h no Youtube CCBJ. Também neste domingo, mais uma Oficina de Vivências de Jogos Teatrais é lançada, no Youtube CCBJ. É destinada ao público infantojuvenil, mas toda família pode participar. Basta conferir a estreia no Instagram e no Facebook do CCBJ. A oficina tem a facilitação dos educadores sociais CCBJ: Fátima Muniz e Antônio Viana e trabalhará alguns exercícios de teatro, aprimorando a percepção de si, criação de pequenas cenas e muita diversão. Inicia às 14h e para participar, basta inscrever-se em: http://bit.ly/OficinaVivenciasTeatraisCCBJ 

Nesta quarta-feira (20), a partir das 18h no Youtube CCBJ acontece a Reunião de Gestão Compartilhada, que é aberta a todos e todas interessados (as) nas deliberações acerca das ações e atividades do CCBJ, um espaço democrático e comunitário. O encontro é virtual, o link de acesso é disposto nas redes sociais CCBJ, meia hora antes e acontece na plataforma Google Meet, gravado e exibido no Youtube CCBJ. 

Além desses destaques, o CCBJ apresenta a programação de estreias de vídeos, encontros pelo Google Meet e lives no Youtube. Vem conferir a programação resumida e detalhada de 18 a 24 de janeiro de 2021:

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA:

20/01 – REUNIÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA: Link disponível nas redes sociais CCBJ, meia hora antes, aberto ao público, plataforma Google Meet.

21/01 – NArTE EM PAUTA: Dia de Combate à Intolerância Religiosa – Beco da Bença, nas redes sociais do CCBJ.

22/01 – LEITURA DE AFETO: Amanda Ribeiro apresenta “A gente nasce ao abrir a boca”, nas redes sociais do CCBJ

22/01 – CONTRAPARTIDA: Coletivo Entre Olhos apresenta “Fabricando o ensino: jogos, cultura lúdica e educação”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

23/01 – CONTRAPARTIDA: Gueto Queen apresenta “Mostra Rebu (parte 1), ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

24/01 – NArTE EM PAUTA: Periferia Vive e a Educação Social, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

24/01 – É O BRINCA: Oficina de Vivência de Jogos Teatrais, facilitada por Fátima Muniz e Antônio Viana, no Google Meet.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA:


DIA 18/01  – SEGUNDA-FEIRA

GALERIA EM PAUTA – EXPOSIÇÃO VIRTUAL CORPO/CARCAÇA 

RELEASE: No Galeria em Pauta dessa semana, o CCBJ apresenta o coletivo Cassão (@cassaocoletivo), do Laboratório de Pesquisa em Fotografia do CCBJ, divulgando a exposição virtual “Corpo/Carcaça”, projeto fomentado com recursos da Lei 14,017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

A Exposição virtual “Corpo/Carcaça” será composta por 9 obras que debruçam-se nas

tentativas de sobrevivências de corpas e corpos que são alvos de diversas violências, criando narrativas de luta multisetorial e sensível. O coletivo Cassão (@cassaocoletivo) surge do encontro de jovens fotógrafes que encontraram na arte um modo de resistência. Cansados de serem tratados como cassa, agora a cassa vai a cassa.

📌Serviço:

GALERIA EM PAUTA – EXPOSIÇÃO VIRTUAL CORPO/CARCAÇA 

Quando: 18/01

Onde:  Acesse http://bit.ly/ExposicaoCorpoCarcaca 


DIA 19/01 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “O NABO GIGANTE” (LIVRE)

RELEASE:  O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social. 

No Ciclo de Leitura desta terça-feira, vamos conhecer a história O Nabo Gigante, de Aleksei Tolstoi. Uma divertida história em que um velhinho e uma velhinha plantam um nabo que cresce até ficar gigante. Para tirá-lo do solo será necessária a ajuda de todos os animais da fazenda. Nesta adaptação do clássico conto russo, em que o menor dos ajudantes pode fazer a diferença, a cooperação de todos é a grande lição.

📌Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “O NABO GIGANTE” (LIVRE)

Quando: 19/01

Onde:  Acesse https://youtu.be/O7ECcxYs4GY 


DIA 20/01- QUARTA-FEIRA

BÚSSOLA INDICA – SECULT CEARÁ E ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO DIVULGAM CONVOCATÓRIA PARA SELECIONAR PROJETOS PARA A FESTA DO SOL

RELEASE: Resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, a Associação Movimentos – instituição selecionada no Chamamento Público para elaboração e execução de programação nos espaços artísticos e culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lança convocatória de programação artística nos espaços culturais Festa do Sol – Circuito de Artes, Culturas e Negócios Criativos do Ceará. A partir da convocatória, serão selecionadas 94 propostas de propostas para prestação de serviços artísticos divididos em três  categorias: apresentações artísticas (inéditas); temporadas ou mostras; projetos de circulação(inter-regional/estadual). As inscrições para a convocatória seguem abertas até dia 31 de janeiro, e serão feitas exclusivamente online, no site http://editais.cultura.ce.gov.br.   

Se ainda tiver com dúvidas, não perca tempo e agende o atendimento com a bússola cultural pelo email (bussolacultural.ccbj@gmail.com)

📌Serviço:

BÚSSOLA INDICA – SECULT CEARÁ E ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO DIVULGAM CONVOCATÓRIA PARA SELECIONAR PROJETOS PARA A FESTA DO SOL

Quando: 20/01

Onde:  Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

PROGRAMA RECODE – PLATAFORMA DO PROGRAMA RECODE FOI ATUALIZADA

RELEASE: A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) foi selecionada para ser uma instituição parceira do Programa Recode. O objetivo do Movimento Recode é  capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia, por meio de cursos on-line e gratuitos. 

Nesta quarta-feira o CCBJ o site repaginado da ONG Recode, com o novo endereço da Plataforma Recode: recode.org.br. Para acessar os cursos disponíveis, basta clicar na aba “acessar cursos”. A Plataforma pode estar um pouco instável, pois ainda está sendo atualizada pela equipe Recode. 

📌Serviço: 

PROGRAMA RECODE – PLATAFORMA DO PROGRAMA RECODE FOI ATUALIZADA

O quê: Oferta de cursos gratuitos, on-line e com certificação

Onde: recode.org.br (Veja o passo a passo para se cadastrar como nosso aluno CCBJ);

Informações: biblioccbj@gmail.com


DIA 21/01 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O QUARTO DE JACK” (14 ANOS)

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é o filme “O Quarto de Jack”, inspirado no livro homônimo de Emma Donoghue.

Sinopse: O Quarto de Jack conta a história de Ma e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, o homem que os mantém em cativeiro. Ma faz o possível para tornar suportável a vida no local. Quando seu filho completa cinco anos, ela decide elaborar um plano de fuga. Com a ajuda de Jack, ela tenta enganar Nick para retornar à realidade e apresentar um novo mundo a seu filho.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “AS AVENTURAS DE PINÓQUIO” (14 ANOS) 

Quando: 21/01 (quinta-feira)

Onde: Acesse  https://youtu.be/YxqapS6b2wI 

NARTE EM PAUTA – DIA DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

RELEASE: No Brasil, as religiões que sempre foram massivamente perseguidas são as de matriz africana. O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) exibe um vídeo com o objetivo de tentar quebrar o preconceito contra essas religiões. 

No dia de combate à intolerância religiosa, o CCBJ apresenta o curta metragem “Beco da Bença”, realizado pela educadora social Deyse Mara.  É uma narrativa construída através do ritual inicial de um trabalho no terreiro de Umbanda Sutão das Matas, da Mãe Fátima. Trazendo a luz esperançosa dessa Mãe de Santo abrindo os trabalhos da sua casa, que têm o beco como ligação do terreiro pro santuário da casa.

📌Serviço:

NARTE EM PAUTA – DIA DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Quando: 21/01

Onde:  Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim


DIA 22/01- SEXTA-FEIRA

CONTRAPARTIDA COLETIVO ENTRE OLHOS – OFICINA “FABRICANDO O ENSINO”

RELEASE: Nesta sexta-feira continuamos com o período de contrapartidas das atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020. O Coletivo Entre Olhos apresenta a oficina “Fabricando o Ensino: jogos, cultura lúdica e educação”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

A vídeo-aula/oficina será ministrada pelo pesquisador, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará , Daniel C. Valentim. O professor falará sobre a importância da cultura lúdica e de que forma podemos multiplicar as pesquisas sobre este tema dentro do circuito de ensino e aprendizagem 

📌Serviço: 

CONTRAPARTIDA COLETIVO ENTRE OLHOS – OFICINA “FABRICANDO O ENSINO”

Quando: 22/01, às 16h

Onde:  Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

SOMBRINHA LITERÁRIA – SEXTA MULTI – LEITURA DE AFETO

RELEASE: O “Leitura de Afeto”, ação do Programa Sombrinha Literária para as Sextas Multi do CCBJ, vem pra iniciar a programação de sexta-feira do CCBJ. Nesta atividade, convidamos alguém do público geral, leitor ou escritor, para ler um trecho de um texto literário que tenham marcado sua vida de alguma forma. Fica a critério do convidado: ler um trecho que tem algum significado importante e pessoal, ou algum texto que tenha aparecido de repente, seja na internet ou no livro físico.

Para participar, basta gravar um vídeo em casa lendo o trecho escolhido e enviar para o e-mail biblioccbj@gmail.com junto com o nome do autor. Trechos de livros e textos de autoria própria também são bem-vindos. Esta semana, nossa convidada é Amanda Ribeiro, auxiliar de biblioteca no CCBJ. Ela lerá um trecho de um texto de nome ‘A gente nasce ao abrir a boca’, de autoria de Cesar Sinicio, educador.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA: SEXTA MULTI APRESENTA “LEITURA DE AFETO” 

O quê: Leitura  de Afeto convida para o envio de leituras de trechos literários que tenha marcado sua vida ou que lhe chama atenção.

Quando: 22/01 

Como: Grave sua leitura de trecho especial e envie para biblioccbj@gmail.com

Onde: Redes sociais CCBJ 

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim


DIA 23/01 – SÁBADO

CONTRAPARTIDA COLETIVO GUETO QUEEN – MOSTRA REBU (PARTE 1)

RELEASE: Continuando com o período de contrapartidas das atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020, o Coletivo Gueto Queen apresenta a primeira parte do curta “Mostra Rebu”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. 

Sinopse: Em meio ao caos no território do bairro da Granja Lisboa, após um dia longo na zona de prostituição, a travesti Nick caminha em direção ao bar de sua amiga Preta para tomar uma bebida e relaxar um pouco. O bar da Preta por ser um ponto de encontro de muitas travestis, Nick conhece Rebeca Way, com intenções veladas e propostas maliciosas. Até que uma notícia de violência brutal transformou o momento de relaxamento e alegria em angústia e tristeza. 

📌Serviço: 

CONTRAPARTIDA COLETIVO GUETO QUEEN – MOSTRA REBU (PARTE 1)

Quando: 22/01, às 16h

Onde:  Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 


DIA 24/01 – DOMINGO

NARTE EM PAUTA – PERIFERIA VIVE E A EDUCAÇÃO SOCIAL 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), conversará ao vivo, no canal do CCBJ no YouTube, com algumas educadoras que fazem a diferença nas periferias de Fortaleza. Os convidados e convidadas falarão um pouco sobre todos os seus projetos e ações. O bate-papo contará com a participação de Adna Lima, Maiara Mota e Bel Rodrigues, e será mediado por Antônio Viana.

A Periferia Vive é um espaço de compartilhamento das experiências, atividades e ações de iniciativas e coletivos da cidade, reconhecendo a sua importância e valorizando a contribuição da Educação Social na vida das pessoas.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – PERIFERIA VIVE E A EDUCAÇÃO SOCIAL 

Quando: 24/01, às 16h

Onde:  Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

É O BRINCA  – VIVÊNCIAS DE JOGOS TEATRAIS PARA CRIANÇAS

RELEASE: Na programação do É o Brinca desse domingo, o CCBJ promove uma oficina de jogos teatrais para crianças. Com ela, as crianças poderão fazer teatro em casa, experimentar e testar suas habilidades corporais, desenvolver mais concentração e brincar com a imaginação. 

Na vivência de Jogos Teatrais para crianças, iremos trabalhar alguns exercícios de Teatro, aprimorando a percepção de si, a criar pequenas cenas e trazer um momento de leveza e diversão para os pequenos.

📌Serviço: É O BRINCA  – VIVÊNCIAS DE JOGOS TEATRAIS PARA CRIANÇAS

Quando: 24/01, às 14h

Onde: Para realizar inscrição, acesse:  http://bit.ly/OficinaVivenciasTeatraisCCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!